Palavras Chaves: Levitação Magnética, Motor linear, Supercondutividade
Resumo
A obtenção da característica de força x velocidade
de um Motor Linear de Indução projetado para veículos
de transporte apresenta dificuldade pelo fato do
secundário do motor se estender por um percurso
longo, não estando confinado a um pequeno espaço, como
é o caso dos Motores Rotativos ou mesmo dos Motores
Lineares para aplicações em indústrias. Para contornar
esta dificuldade, alguns métodos experimentais, com
movimento confinado, foram propostos, por exemplo:
motores cilíndricos com remoção de alguns polos
do primário; bancadas de laboratório nas quais o
deslocamento linear é substituído por um disco ou um
tambor em rotação e, também, na forma de uma esteira
plana em movimento fechado. No caso específico de
veículos de Levitação Magnética (MagLev), um problema
adicional advém da necessidade de garantir a levitação
durante os testes. Isto costuma ser contornado com o uso
de rodas de apoio bem lubrificadas, mas, mesmo assim, as
medidas de força de tração sofrem com erros introduzidos
pelo atrito. Além do mais, a medição da força de atração
entre primário e secundário do motor linear apoiado
em rodas exige uma adaptação engenhosa na instalação
de extensômetros. No presente artigo, descreve-se a
realização de um teste de laboratório para comprovar
estudos de simulação e de testes com operação confinada
de movimento de um Motor Linear para veículos MagLev.
Trata-se de um simples procedimento estático, porém
capaz de considerar a situação peculiar de um veículo sem
contato com o solo na sua real situação de operação. Se a
medição da força de tração possui limitação oriunda da
baixa frequência de alimentação, compensada apenas com
um incremento na razão V/f, em contrapartida, a força
de atração entre primário e secundário, extremamente
importante em veículos MagLev, revela-se de forma
confiável. O método aqui apresentado mostrou-se
suficientemente preciso para a escolha do Motor Linear de
um veículo de levitação magnética para transporte urbano
denominado MagLev-Cobra.
Title: CHARACTERIZATION OF ELECTROMAGNETIC FORCES IN A LINEAR MOTOR DESIGNED FOR THE MAGLEV-COBRA VEHICLE
Keywords: Linear Motor, Magnetic Levitation, Superconductivity
Abstract
The experimental determination of the
force x speed characteristic of a Linear Induction
Motor designed for transportion systems presents some
difficulties since the motor secondary extends over long
distances, not being confined to a small space, as is
the case of Rotative Motors or even Linear Motors for
industrial applications. To overcome this difficulty, some
experimental methods, with confined motion, have been
proposed, for example: cylindrical motors without some
poles of the the primary; laboratory benches in which
linear displacement is replaced by a rotating disk or drum,
and also in the form of a flat belt in closed motion. In
the specific case of Magnetic Levitation (MagLev) vehicles,
an additional problem arises from the need to ensure
levitation during tests. This is usually overcome with
the use of well-lubricated support wheels, but even then,
the pulling force measurements suffer from errors due to
friction. Furthermore, measuring the force of attraction
between the primary and secondary of the linear motor
supported on wheels requires an ingenious adaptation
in the installation of strain gauges. In this article, the
performance of a laboratory test to prove simulation
studies and tests with confined operation motion of a
Linear Motor for MagLev vehicles is described. It is a
simple static procedure, but capable of considering the
peculiar situation of a vehicle without ground contact in its
real operating situation. If the traction force measurement
has a limitation due to the low power supply frequency,
compensated only with an increase in the V/f ratio, on
the other hand, the attraction force between primary
and secondary, extremely important in MagLev vehicles,
reveals itself reliable. The method presented here proved
to be sufficiently accurate for choosing the Linear Motor of
a magnetic levitation vehicle for urban transportion called
MagLev-Cobra.
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