Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Revista Eletrônica de Potência (Brazilian Journal of Power Electronics)

About
Issues
Early Access
History
Submission
Editorial policy
Guidelines for Publication
Issue: Volume 23 - Number 4
Publishing Date: dezembro 2018
Editor-in-Chief: Marcello Mezaroba
Editor Affiliation: Universidade do Estado de Santa Catarina
Ferramentas computacionais aplicadas ao ensino de sistemas fotovoltaicos
Leonardo Poltronieri Sampaio, Moacyr Aureliano Gomes de Brito, Carlos Alberto Canesin
424 - 433
http://dx.doi.org/10.18618/REP.2018.4.2798
Portuguese Data

Palavras Chaves: Algoritmos de MPPT, Eletrônica de Potência, Ferramentas de Simulação, Ferramentas Educacionais, sistemas fotovoltaicos

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas computacionais para o auxílio no ensino de temas relacionados às energias renováveis, envolvendo sistemas fotovoltaicos (FV). O comportamento estático e dinâmico do arranjo FV, suas funcionalidades e interações com as principais topologias de conversores de potência são abordadas e consideradas nas ferramentas propostas. As principais curvas características do arranjo FV, como corrente e potência por tensão (IxV e PxV) estão presentes e podem ser modificadas de forma dinâmica e interativa, auxiliando ambos, professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Adicionalmente, as ferramentas apresentam o funcionamento dinâmico dos sistemas FVs no seguimento da máxima potência extraível, a fim de permitir, de forma fácil e rápida, o completo estudo e análise de um sistema FV real. A partir de resultados experimentais e de simulação, os resultados provenientes da ferramenta proposta são comparados e confrontados, validando sua aplicabilidade. Finalmente, o conjunto de ferramentas educacionais para o ensino de sistemas FVs pode ser empregado tanto em sala de aula teórica, quanto em atividades práticas, auxiliando no aprendizado de sistemas FV.

English Data

Title: COMPUTATIONAL TOOLS APPLIED TO TEACHING PHOTOVOLTAIC SYSTEMS

Keywords: Educational Tools, MPPT Algorithms, Photovoltaic Systems, Power Electronics, Simulation Tools

Abstract

This paper presents a set of computational simulation tools to aid the teaching of topics related to renewable energies, involving photovoltaic (PV) systems. The static and dynamic behavior of the PV array, its functionality, and interactions with the main power converters topologies are covered and taken into account. The main PV array characteristic curves, such as current and power versus voltage (IxV and PxV) are included, which can be dynamically and interactively modified, helping both lecturers and apprentices in the teaching and learning processes. In addition, these tools show the PV systems dynamic operation for tracking the maximum available power in order to allow easy and fastest learning and analysis of the entire system. Considering Matlab/Simulink and experimental results, the results from the proposed tools are compared and confronted, validating its operational feasibility. Finally, the set of educational tools support the teaching of PV systems in both theoretical and experimental activities for learning improvement.

References

[1] D. Tan, Emerging System Applications and Technological Trends in Power Electronics: Power Electronics is Increasingly Cutting Across Traditional Boundaries, IEEE Power Electronics Magazine, vol. 2, nº 2, pp. 38-47, Jun. 2015, http://dx.doi.org/10.1109/MPEL.2015.2422051.
[2] F. Blaabjerg, K. Ma, Y. Yang, Power Electronics for Renewable Energy Systems – Status and Trends, in Proc. of International Conference on Integrated Power Electronics Systems, vol. 8, pp. 1-11, 2014.
[3] A. Goel, R. P. Jamdagni, N. K. Mishra, New Hope for Clean Energy Through Exploring Space, in Proc. of Recent Advances in Space Technology Services and Climate Change – RSTSCC, vol. 1, pp. 87-89, 2010, http://dx.doi.org/10.1109/RSTSCC.2010.5712806.
[4] S. R. Bull, Renewable Energy Today and Tomorrow, Proceedings of the IEEE, vol. 89, nº 8, pp. 1216-1226, Aug. 2001, http://dx.doi.org/10.1109/5.940290.
[5] F. Cucchiella, I. D’Adamo, M. Gastaldi, M., S. C. L. Koh, A Photovoltaic System in a Residential Building: Environmental and Economic Optimization Analysis, in Proc. of Supply Chain Management and Information Systems – SCMIS, vol. 8, pp. 1-9, 2010.
[6] M. A. G. de Brito, L. P. Sampaio, G. A. Melo, C. A. Canesin, Contribuição ao Estudo dos Principais Algoritmos de Extração da Máxima Potência dos Painéis Fotovoltaicos, Eletrônica de Potência, vol. 17, nº 3, pp. 592-600, Ago. 2012, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2012.3.592600.
[7] P. P. Praça, D. Bruno S. Alves, D. S. Oliveira Jr, L. C. S. Mazza, L. H. S. C. Barreto, Conversor CC-CC Bidirecional de Três Portas, Estágio Único e Alto Ganho de Tensão para Aplicações em Sistemas Fotovoltaicos, Eletrônica de Potência, vol. 22, nº 3, pp. 258-268, Set. 2017, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2017.3.2683.
[8] Z. Zhang, C. T. Hansen, M. A. E. Andersen, Teaching Power Electronics with a Design-Oriented, Project-Based Learning Method at the Technical University of Denmark, IEEE Transactions on Education, vol. 59, nº 1, pp. 32-38, Feb. 2016, http://dx.doi.org/10.1109/TE.2015.2426674.
[9] L. P. Sampaio, M. A. G. de Brito, G. A. e Melo, C. A. Canesin, Computer Tools to Aid the Learning and Design Steps for Photovoltaic Systems, in Proc. of COBEP, vol. 11, pp. 1021-1026, 2011, http://dx.doi.org/10.1109/COBEP.2011.6085186.
[10] L. P. Sampaio, S. A. O. Silva, A. N. Vargas, Desenvolvimento de uma Plataforma Computacional Gráfica Dedicada ao Ensino de Sistemas Fotovoltaicos Usando um Emulador Eletrônico, Eletrônica de Potência, vol. 22, nº 1, pp. 91-101, Mar. 2017, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2017.1.2656.
[11] F. Martinez-Rodrigo, L. C. Herrero-De Lucas, S. de Pablo, A. B. Rey-Boue, Using PBL to Improve Educational Outcomes and Student Satisfaction in the Teaching of DC/DC and DC/AC Converters, IEEE Transactions on Education, vol. 60, nº 3, pp. 229-237, Aug. 2017, http://dx.doi.org/10.1109/TE.2016.2643623.
[12] G. P. Landi, F. A. S. Gonçalves, F. P. Marafão, H. K. M. Paredes, Interactive Android Application for Education in AC-to-DC Converters, in Proc. of COBEP, vol. 14, pp. 1-5, 2017, http://dx.doi.org/10.1109/COBEP.2017.8257257.
[13] D. S. Ochs, R. D. Miller, Teaching Sustainable Energy and Power Electronics to Engineering Students in a Laboratory Environment Using Industry-Standard Tools, IEEE Transactions on Education, vol. 58, nº 3, pp. 173-178, Aug. 2015, http://dx.doi.org/10.1109/TE.2014.2348539.
[14] C. A. Canesin, F. A. S. Gonçalves, L. P. Sampaio, Simulation tools for power electronics courses based in Java Technologies, IEEE Transactions on Education, vol. 53, pp. 580-586, Nov. 2010, http://dx.doi.org/10.1109/TE.2009.2036157.
[15] M. M. Casaro, D. C. Martins, Modelo de Arranjo Fotovoltaico Destinado a Análises em Eletrônica de Potência via Simulação, Eletrônica de Potência, vol. 13, nº 3, pp. 141-146, Ago. 2008, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2008.3.141146.
[16] S. A. Rahman, R. K. Varma, T. Vanderheide, Generalised Model of a Photovoltaic Panel, IET Renewable Power Generation, vol. 8, nº 3, pp. 217-229, Apr. 2014, http://dx.doi.org/10.1049/IET-RPG.2013.0094.
[17] M. G. Villalva, J. R. Gazoli, E. R. Filho, Comprehensive Approach to Modeling and Simulation of Photovoltaic Arrays, IEEE Transactions on Power Electronics, vol. 24, n° 5, pp. 1198-1208, May 2009, http://dx.doi.org/10.1109/TPEL.2009.2013862.
[18] S. Cannizzaro, M. C. Di Piazza, M. Luna, G. Vitale, PVID: An Interactive Matlab Application for Parameter Identification of Complete and Simplified Single-Diode PV Models, in Proc. of COMPEL, pp. 1-7, 2014, http://dx.doi.org/10.1109/COMPEL.2014.6877152.
[19] I. Nassar-Eddine, A. Obbadi, Y. Errami, A. El fajri, M. Agunaou, Parameter Estimation of Photovoltaic Modules Using Iterative Method and the Lambert W Function: A comparative study, Energy Conversion and Management, vol. 119, pp. 37-48, Jul. 2016, http://dx.doi.org/10.1016/J.ENCONMAN.2016.04.030.
[20] M. A. G. Brito, L.P. Sampaio, J. C. U. Peña, C. A. Canesin, Família de Inversores Integrados Monofásicos e Trifásicos, Eletrônica de Potência, vol. 19, nº 4, pp. 368-372, Set./Nov. 2014, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2014.4.368376.
[21] W. Xiao, M. S. El Moursi, O. Khan, D. Infield, Review of Grid-Tied Converter Topologies Used in Photovoltaic Systems, IET Renewable Power Generation, vol. 10, nº 10, pp. 1543-1551, Nov. 2016, http://dx.doi.org/10.1049/IET-RPG.2015.0521
[22] Y. K. Wu, J. H. Lin, H. J. Lin, Standards and Guidelines for Grid-Connected Photovoltaic Generation Systems: A Review and Comparison, IEEE Transactions on Industry Applications, vol. 53, nº 4, pp. 3205-3216, Jul./Ago. 2017, http://dx.doi.org/10.1109/TIA.2017.2680409.
[23] M. A. G. Brito, M. G. Alves, C. A. Canesin, Análise de Estruturas Inversoras Não Isoladas Monofásicas para Geração Distribuída Fotovoltaica, Eletrônica de Potência, vol. 22, nº 2, pp. 179-186, Jun. 2017, http://dx.doi.org/10.18618/REP.2017.2.2668.
[24] R. W. Erickson, D. Maksimovi, Fundamentals of Power Electronics, Kluwer Academic Publisher, 2nd Edition, USA, 2001, http://dx.doi.org/10.1007/B100747.
[25] Ferramenta Educacional para Ensino de Sistemas Fotovoltaicos, FESFV 1.0, 2018. [Online]. Disponível: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/sampaio.

Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.