Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

A Importância da Manutenção Preventiva das Fontes de Alimentação

Tecnologia
24 . 01 . 2019

A Importância da Manutenção Preventiva das Fontes de Alimentação

A indústria enfrenta uma concorrência cada vez mais voraz na redução de custos de desenvolvimento e produção dos seus produtos, os quais são fundamentais para a estratégia de vendas e a saúde financeira da empresa. Um dos maiores custos em uma indústria é o da manutenção de equipamentos, a qual pode ser corretiva ou preventiva.

A manutenção corretiva é aquela decorrente da “quebra” ou “queima” do equipamento. Esta costuma possuir o maior custo das manutenções pois, além de um número mais elevado de componentes e peças trocadas, tem-se ainda o custo da parada da produção, o qual é complexo de ser estimado. Este tempo de parada também é mais elevado quando a manutenção não é planejada, uma vez que no setor de eletroeletrônicos, a disponibilidade de determinados componentes é limitada e a importação de um processador ou semicondutor pode levar alguns meses.

A manutenção preventiva, por sua vez, é realizada de maneira planejada, minimizando o impacto da ausência do equipamento na linha de produção e reduzindo muito os custos para a empresa. Uma fonte eletrônica pode ter seu comportamento alterado e a sua integridade afetada devido a problemas como: presença de poeira contaminada com resíduos de metais e óleo, umidade elevada, limitação do fluxo de ar nos dissipadores de calor, redução da eficiência dos ventiladores, entre outros. Estes problemas, se tratados de forma planejada, são de fácil correção e, juntamente com uma calibração, restauram o equipamento a uma condição excelente de funcionamento, elevando a vida útil do mesmo. Por outro lado, negligenciar a manutenção preventiva e realizar apenas as corretivas, faz com que uma simples troca de um ventilador se transforme em uma troca de semicondutores, capacitores e/ou elementos magnéticos, os quais têm suas características e vida útil dependente da temperatura. Os resíduos de metal, por sua vez, reduzem os níveis seguros de isolação, podendo ocasionar curto-circuito interno, os quais podem, em casos extremos, inviabilizar a conserto da fonte de alimentação.

A SUPPLIER oferece aos seus clientes e parceiros a realização de manutenção planejada das fontes de alimentação produzidas pela SUPPLIER. Observa-se que a manutenção preventiva proporciona uma redução expressiva nos índices de falha das fontes de alimentação, resultando em uma grande economia de tempo, recursos e dor de cabeça, para os proprietários.

Entre em contato agende a manutenção das suas fontes:
www.supplier.ind.br

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.