Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Circuitos ativos de correção do fator de potência

Tecnologia
22 . 03 . 2019

Circuitos ativos de correção do fator de potência

Fontes de alimentação são equipamentos eletrônicos que fazem a conversão da energia elétrica disponibilizada pela rede de alimentação em uma nova tensão (ou corrente) controlada. A tensão (ou corrente) de saída da fonte de alimentação pode ser alternada ou contínua, ajustável em amplitude e frequência e emular diversas funcionalidades: formas de onda genéricas, afundamentos e sobretensões (sags and swells), impedância virtual, paralelismo das saídas, sincronismo entre fontes, seguimento de curva VxI de painel fotovoltaico, entre outras. Estas características tornam as fontes muito versáteis e, em algumas situações, indispensáveis.

O atendimento das funcionalidades desejáveis e a obtenção dos níveis necessários de tensão e corrente de saída, muitas vezes, necessitam de um estágio elevador de tensão no processamento da energia. Esta amplificação de tensão pode ser obtida de diversas maneiras, desde o emprego de processamento eletrônico da energia aos já consagrados transformadores de baixa frequência.

Os circuitos ativos de correção do fator de potência (Power Fator Correction – PFC) possibilitam esta amplificação da tensão de saída, a adaptação automática as variações da tensão de alimentação de entrada e o Fator de Potência aproximadamente unitário, tudo isto com menor peso e volume do que as soluções passivas concorrentes. Estes circuitos, dependendo de sua concepção e topologia, possibilitam a reversibilidade de energia, ou seja, a devolução de energia da carga para a rede. Destaca-se que a reversibilidade é uma característica relevante em diversos processos como: Ensaios de cargas motrizes, ensaios de sistemas fotovoltaicos, cargas eletrônicas, entre outros. Por exemplo, em linhas de produção de motores, as fontes com correção ativa do fator de potência podem ser empregadas para a realização mais rápida e segura dos ensaios dos motores, possibilitando a aceleração e desaceleração ágil e controlada dos motores. Sem a presença de uma fonte com capacidade de regeneração de energia, os motores levam muito tempo para desacelerar, elevando o tempo de ensaios e/ou, de forma mais crítica, colocando em risco o operador que manuseia o motor com o eixo ainda em movimento, sendo este um fator crítico para ocasionar um acidente de trabalho.

Além disso, destaca-se que a ANEEL, em sua resolução normativa Nº 414/2010, em seus artigos 76 e 95, resolve que:

Art. 76 – O fator de potência da unidade consumidora, para fins de cobrança, deve ser verificado pela distribuidora por meio de medição permanente, de forma obrigatória para o grupo A. (Redação dada pela REN ANEEL 569, de 23.07.2013).”

Art. 95. O fator de potência de referência “fR”, indutivo ou capacitivo, tem como limite mínimo permitido, para as unidades consumidoras do grupo A, o valor de 0,92. (Redação dada pela REN ANEEL 569, de 23.07.2013).

Portanto, é evidente que um circuito que realiza a correção do fator de potência é importante para evitar acréscimos nas faturas de energia elétrica, uma vez que fator de potência típico de retificadores sem correção do fator de potência é da ordem de 0,65, muito abaixo do valor 0,92 recomendado no artigo 95.

Considera-se ainda que um elevado fator de potência permite uma melhor utilização da infraestrutura elétrica existente no local de instalação da fonte de alimentação, reduzindo a energia reativa circulante, as perdas relativas a este reativo e, também, a não necessidade de sobredimensionamento do cabeamento, disjuntores, conectores e demais elementos exigidos para a alimentação das fontes de alimentação.

Desta forma, o desenvolvimento de produtos e os rigorosos ensaios de conformidade dos equipamentos produzidos, os quais devem atender a um elevado padrão de reprodutibilidade, um reduzido tempo de produção, sem negligenciar a segurança e o consumo de energia, exige que a alimentação dos equipamentos sob teste seja isenta de distúrbios, variações e interferências externas, características que podem ser obtidas nas fontes de alimentação com PFC. Portanto, não hesite visitar o site da SUPPLIER, conhercer toda a linha de produtos com PFC e solicitar o seu orçamento de fonte com PFC para sua próxima compra.

http://www.supplier.ind.br//produto/fontes-ca-trifasicas/8/fonte-ca-trifasica/87

http://www.supplier.ind.br//produto/fontes-ca-trifasicas/8/fonte-ca-trifasica/84

http://www.supplier.ind.br//produto/fontes-ca-monofasicas/15/fonte-ca-monofasica/47

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.