Fontes de alimentação são equipamentos eletrônicos que possibilitam impor as cargas condições de operação e criar setups de teste, os quais não são possíveis a partir da rede disponibilizada pela concessionária de energia. Dentre estes cenários de ensaios desejáveis, destacam-se: operação com senoide isenta de conteúdo harmônico, rampas de subida e descida de tensão, variações de frequência, afundamentos, sobretensões, interrupções de tensão, dentre outras funcionalidades e, tudo isso, com facilidade de programação e repetibilidade.
Estas funcionalidades estão disponíveis nas fontes de alimentação Supplier, sejam as mesmas monofásicas ou trifásicas, isoladas ou não, com ou sem estágio PFC regenerativo. Entretanto, muitos clientes ficam em dúvida quanto a aquisição da fonte monofásica ou trifásica, e também, em relação a forma de uso da potência disponibilizada pela fonte. Primariamente cabe esclarecer que usualmente as fontes de tensão possuem saídas de tensão independentes, as quais não podem ser conectadas em paralelo, assim como a rede disponibilizada pela concessionária de energia. A conexão das cargas trifásicas em uma fonte é ilustrada na figura 1, tanto para as cargas em delta quanto em estrela. Por outro lado, é interessante para o usuário que uma fonte trifásica, a qual disponibiliza uma potência de 1/3 da sua capacidade total em cada uma das fases, alimentar uma carga monofásica com 100 % da capacidade da fonte de alimentação, com as 3 fases operando em conjunto para fornecer uma saída monofásica de alta potência.
Observa-se que, usualmente, uma carga monofásica pode ser conectada a uma fonte trifásica. Esta conexão pode ser feita entre duas fases ou entre fase e neutro, conforme apresentado na figura 2. Entretanto, em ambos os casos, a potência disponibilizada a carga é reduzida, não sendo possível aplicar 100 % da capacidade da fonte de alimentação.
Visando atender a esta demanda de mercado, a Supplier disponibiliza como opcional para suas fontes trifásicas esta funcionalidade que permite a geração de uma saída monofásica de elevada potência. Este opcional eleva a capacidade de aplicação das fontes, permitindo que o usuário tenha uma potência elevada para a alimentação das cargas monofásicas sem a necessidade de adquirir uma fonte exclusiva para esta finalidade. Esta conexão entre as fases é realizada internamente, através do módulo que gerencia o compartilhamento de potência entre fases, conforme ilustrado na figura 3. Não deixe de consultar e avaliar esta funcionalidade na sua próxima cotação de fontes trifásicas c.a. Supplier.
Saiba mais e faça sua cotação em: http://www.supplier.ind.br//produtos/fontes-ca-trifasicas/
A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.