Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Quinto webinário da SOBRAEP

Novidades
02 . 07 . 2019

Quinto webinário da SOBRAEP

O quinto webinário da SOBRAEP terá o tema Novos desafios para a Eletrônica de Potência com o advento das redes inteligentes e será apresentado pelo Prof. José Antenor Pomilio. Data a definir: o Hangouts On Air foi desativado no YouTube e por isso o webinar será remarcado em breve.

RESUMO
A rapidez com que novas tecnologias têm se implantado nos mais diferentes aspectos da sociedade é uma fonte permanente de desafios. Algumas vezes a Academia está adiante nessa corrida. Em outros casos, em geral por motivações econômicas, mudanças são implantadas antes dos devidos estudos de impacto. Isso força a Academia, mesmo a reboque da situação, se debruçar sobre questões que não podem esperar, mas que poderiam ter sido evitadas. Essas observações gerais podem ser aplicadas a qualquer atividade humana, a qualquer tempo, e não constituem novidade. O inusitado de nossos tempos é a extrema velocidade com que as inovações vão surgindo e vão se sobrepondo. O objetivo desta apresentação, circunscrita ao tema geral das Redes Inteligentes de Energia Elétrica, é discutir alguns aspectos que envolvem a Eletrônica de Potência como tecnologia viabilizadora de tais redes, assim como apontar desafios ligados ao ineditismo de muitas situações e que, por isso, ainda não foram objeto de estudos, não possuem adequada modelagem e, muitas vezes, nem sequer são compreendidos pela totalidade dos profissionais envolvidos na implantação destas redes. Procura-se fazer uma crítica à solução simplista de tentar reproduzir nas microrredes inteligentes comportamentos e soluções das redes tradicionais, assim como apontar o anacronismo de parte da legislação que vigora no sistema elétrico nacional. Parte desses estudos são conduzidos no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes – LabREI – instalado na Unicamp com financiamento da FAPESP, que será apresentado à comunidade.

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.