Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Conversores cc-ca para Microrredes de Energia

Tecnologia
28 . 09 . 2020

Conversores cc-ca para Microrredes de Energia

Uma área que está em grande expansão é a das energias renováveis. A redução dos custos necessários para a instalação e operação de sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis, aliada as novas políticas públicas para comercialização de energia elétrica de pequenas e microgerações, tem impulsionado os investimentos em energia fotovoltaica, pequenas centrais hidroelétricas e energia eólica.

Essa nova matriz energética que está se formando tem uma característica ambiental muito amigável, especialmente quando comparada com as usinas tradicionais termoelétricas, baseadas na queima de combustíveis fósseis. Entretanto, a disponibilidade da energia advinda das fontes solar e eólica tem natureza muito variante no tempo, característica essa que, associada a variação natural das cargas, torna-se um enorme desafio para a manutenção da estabilidade, dos níveis adequados de tensão e frequência e da robustez do sistema. Desta forma, a integração desta matriz energética com as cargas, a rede, bem como sistemas de armazenamento (baterias, supercapacitores, massas girantes, etc) é alvo de muitos estudos e pesquisas.

Outra característica relevante para a formação destas microrredes com esta diversidade de geração e cargas é a necessidade de conversão de energia, para a adaptação formas que se apresenta a energia elétrica, corrente alternada ou corrente contínua, bem como os níveis de tensão e frequência, priorizando a estabilidade do sistema e o melhor aproveitamento da energia.

Visando atender a esta demanda de mercado, a SUPPLIER disponibiliza conversores que realizam a conversão de corrente contínua para corrente alternada (cc-ca), com característica bidirecional, ou seja, a energia pode ser transferida da fonte cc para a fonte ca e da fonte ca para a fonte cc. Além disso, estes conversores são dotados de um controle inteligente, possibilitando a operação em modos distintos, conforme a necessidade: modo formador de rede (grid – forming), suporte de rede (grid – supporting), seguidor de rede (grid – feeding), recarga de banco de baterias e com impedância de saída configurável.

Não deixe de consultar e avaliar as soluções SUPPLIER para montagem e configuração da sua microrrede de energia.

Saiba mais e faça sua cotação em:

www.supplier.ind.br

Conheça os produtos relacionados as microrredes de energia.

http://www.supplier.ind.br//produtos/solucoes-para-microrredes-de-energia/

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.