Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Webinar MagLev-Cobra: SERÁ POSSÍVEL ESSE VLM (VEÍCULO DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA) SAIR DA UNIVERSIDADE E IR PARA A RUA?

Tecnologia
01 . 10 . 2020

Webinar MagLev-Cobra: SERÁ POSSÍVEL ESSE VLM (VEÍCULO DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA) SAIR DA UNIVERSIDADE E IR PARA A RUA?

As técnicas de Levitação Magnética (MagLev) serão brevemente descritas. Em seguida, o projeto MagLev-Cobra será apresentado e comparado com os tradicionais sistemas Roda-Trilho e com os trens de Levitação Magnética em operação comercial no mundo. Finalmente, o caminho para um projeto Universitário chegar ao estágio de Industrialização será explicado com base na escala TRL (Technology Readiness Level) da NASA, também estabelecida em norma brasileira (ABNT 16290 de 16/10/2015). Uma conclusão provocante objetivará incentivar o debate. A exposição será curta (30 minutos), justamente para sobrar tempo para a discussão.

Prof. Richard Magdalena Stephan – UFRJ, formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1976. Possui o título de M.Sc. pela COPPE/UFRJ (1980) e Dr.-Ing. pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha (1985), ambos em Sistemas de Controle. Concluiu MBA (2005) como bolsista Chevening do Conselho Britânico, UK, em Transferência e Comercialização de Inovações Tecnológicas.

Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ desde 1997, trabalha com projetos nas áreas de Acionamento Eletrônico, Controle de Máquinas Elétricas, Levitação Magnética e Supercondutividade.

Membro da SOBRAEP (Associação Brasileira de Eletrônica de Potência), da qual foi presidente no triênio 2007-2009, Membro Sênior do IEEE, Pesquisador Sênior do CNPq e eleito Membro da Academia Nacional de Engenharia em 2019.

LINK de acesso para o Webinar: https://youtu.be/FGeL4NoEv3U

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.