Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Paralelismo de Fontes de Tensão Alternada

Tecnologia
18 . 01 . 2021

Paralelismo de Fontes de Tensão Alternada

A energia elétrica é comumente classificada de duas formas, corrente alternada e corrente contínua, classificação esta que é diretamente relacionada com o comportamento da tensão ao longo do tempo. Além disso, a energia elétrica é, majoritariamente, encontrada em equipamentos, máquinas e dispositivos com característica de fonte de tensão. As fontes de tensão, especialmente as alternadas, não podem ser conectadas em paralelo sem uma estratégia adequada de sincronismo e controle da forma de onda e seu valor, sob pena de geração de grandes picos de corrente e danificação das fontes envolvidas.

Geradores de tensão, comumente encontrados nas usinas de energia, sejam estas hidroelétricas, termoelétricas ou nucleares, possuem impedâncias internas e características mecânicas que, juntamente com as estratégias adequadas de controle, possibilitam a operação em paralelo, formando um grande sistema nacional de fornecimento de energia elétrica para o Brasil, elevando a confiabilidade e robustez do mesmo, pois em caso de falta de uma Usina, as demais conseguem suprir a demanda.

Em sistemas de menor capacidade, ou com fontes eletrônicas (que se assemelham mais a uma fonte ideal de tensão), o paralelismo de fontes de tensão se torna uma tarefa um pouco mais complexa, pois além dos requisitos de sincronismo e forma de onda já citados, é necessário garantir a estabilidade destas fontes conectadas, sob pena de atuação de sistemas de proteção ou, em casos extremos, a queima de equipamentos.

As fontes de tensão alternada SUPPLIER podem ser equipadas com um sistema de controle opcional chamado Droop Control, ou controle por decaimento. Esta estratégia de controle é uma das estratégias mais empregadas nos geradores de tensão e pode ser incorporada as fontes de alimentação SUPPLIER, permitindo o paralelismo de fontes de tensão ca ou a integração das fontes com outros geradores de energia. Além da vantagem mais evidente do paralelismo de fontes, que é a elevação da potência total que pode ser fornecida as cargas, o paralelismo permite transformar uma fonte de alimentação trifásica em monofásica, mantendo a potência nominal da fonte, uma vez que com as fases em paralelo a corrente de cada uma das fases é somada e, então, a potência total da fonte é preservada.

Não deixe de consultar e avaliar as soluções SUPPLIER para as suas necessidades de alimentação em corrente contínua.

Saiba mais e faça sua cotação em:

www.supplier.ind.br

Conheça os produtos relacionados fontes de corrente alternada.

http://www.supplier.ind.br/produtos/fontes-ca-monofasicas/

http://www.supplier.ind.br/produtos/fontes-ca-trifasicas/

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.