Institucional Revista Notícias Contato Acesso Associado

Professores do INEP/UFSC lançam livro sobre Geração Fotovoltaica

Novidades
14 . 09 . 2022

Professores do INEP/UFSC lançam livro sobre Geração Fotovoltaica

Os professores Roberto Coelho, Lenon Schmitz e Denizar Martins lançaram neste mês o livro ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: GERAÇÃO, CONVERSÃO E APLICAÇÕES.

Fruto de mais de 10 anos de pesquisa, o livro está dividido em cinco capítulos: o capítulo 1 é introdutório e discorre a respeito do efeito fotovoltaico, da caracterização elétrica dos geradores fotovoltaicos e da influência das condições climáticas na fotogeração. O capítulo 2 traz uma abordagem matemática e apresenta uma solução à determinação dos parâmetros do circuito elétrico equivalente de um diodo que modela o gerador fotovoltaico. O capítulo 3, por sua vez, aborda a aplicação de conversores cc-cc como rastreadores do ponto de máxima potência e discute os principais algoritmos de rastreamento. O capítulo 4 é endereçado ao estudo de sistemas fotovoltaicos isolados da rede elétrica, com ênfase aos elementos de armazenamento de energia, aos controladores de carga e aos inversores autônomos. Por fim, o capítulo 5 é inteiramente dedicado aos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, em uma abordagem centrada na Eletrônica de Potência. Discute-se sobre normas, topologias de inversores e de filtros, modelagem, controle, sincronismo e algoritmos de anti-ilhamento.

Caso haja interesse em saber mais, acesse:

https://www.amazon.com.br/dp/6500485947?ref=myi_title_dp

https://inep.ufsc.br/livros/

Livros

 

Posts Relacionados

Voltar para Listagem
Seja um
Associado

A afiliação à SOBRAEP permite aos sócios (Efetivos, Aspirantes e Corporativos) acesso completo ao site da SOBRAEP e descontos em inscrições de alguns congressos da área, além da participação nos Webinars promovidos pela associação. Também existem três tipos de patrocínio disponíveis para o site/COBEP.